bio-indicador-maquira
bio-indicador-maquira-1bio-indicador-maquira-2

BIO-INDICADOR MAQUIRA – Indicador Biológico

* Consulte-nos sobre nossos preços

 

Produto indicado para monitoria periódica de ciclos de esterilização e na validação de autoclaves.

A esterilização é essencial no controle de infecções nos diversos estabelecimentos de saúde. O BIOINDICADOR tem por finalidade monitorar a esterilização a vapor, oferecendo maior confiabilidade neste processo, através dos esporos bacterianos resistentes ao calor, o Geobacillus stearothermophilus ATCC 7953.

Vantagens:

  • Apresenta o resultado do teste em 24hs;Indicação precisa;
  • Fácil de ser utilizado, não é necessário teste sofistico em laboratório ou análise;
  • Produto não é prejudicial a saúde;

Embalagem: 10 frascos plásticos contendo tiras de papel com esporos Geobacillus stearothermophillus ATCC 7953 e ampolas de vidro seladas.

 

Descrição do produto

Produto indicado para monitoria periódica de ciclos de esterilização e na validação de autoclaves.

A esterilização é essencial no controle de infecções nos diversos estabelecimentos de saúde. O BIOINDICADOR tem por finalidade monitorar a esterilização a vapor, oferecendo maior confiabilidade neste processo, através dos esporos bacterianos resistentes ao calor, o Geobacillus stearothermophilus ATCC 7953.

Passo a passo:

  1. Retire 02 ampolas da caixa e identifique em cada rótulo o equipamento, a carga e a data. Coloque apenas 01 ampola no envelope de papel grau cirúrgico. A outra ampola se manterá fora da autoclave, é a ampola controle.
  2. Insira o envelope de papel grau cirúrgico na autoclave em um local de difícil acesso, como por exemplo parte inferior.
  3. Inicie o ciclo de esterilização conforme as instruções de uso do fabricante. Após finalizado retire o envelope da autoclave e aguarde resfriar por 10 minutos.
  4. Retire o Bio-Indicador do envelope. Para quebrá-lo comprima o tubo contra a parede da incubadora até que a ampola de vidro interna se quebre e o meio de cultura seja liberado e entre em contato com os esporos que estão no disco de papel. Bata levemente com o dedo indicado. Cuidado para não romper o tubo plástico e mantenha sempre o tubo na posição vertical. Pode-se também utilizar o quebrador de ampolas.
  5. Repita esta mesma operação de quebra na ampola controle.
  6. Inicie o processo de incubação de 24 horas a temperatura de 55 a 60°C.
  7. Faça os registros dos resultados das duas ampolas na folha controle, conforme modelo demonstrado.
  8. INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS:
  9. Ampola teste: Se não ocorrer mudança de cor (resultado negativo) significa que não houve crescimento bacteriano, ou seja, ocorreu a destruição dos esporos e o meio permanecerá púrpura. Este tubo foi esterilizado corretamente. Se ocorrer a mudança de cor para amarelo significa resultado positivo, ou seja, houve crescimento bacteriano indicando esterilização inadequada. Interromper o uso desta autoclave, analisar seus parâmetros físicos, se houve sobrecarga no equipamento e repetir o ciclo. Se a cor amarela se manter (resultado positivo), encaminhar o equipamento para assistência técnica. Ao retornar, repita o procedimento.
  10. Ampola controle: Este tubo não passou pelo processo de esterilização, então a mudança de cor para amarelo (resultado positivo) deverá ocorrer geralmente antes das 24 horas de incubação. Após a viragem, registar o resultado, autoclavar o tubo e descartar. Se após a incubação deste tubo o resultado for negativo (sem mudança de cor) este resultado invalida o teste do equipamento e pode ter ocorrido por mau funcionamento da incubadora, esterilização inadequada dos tubos, quebra inadequada da ampola de vidro ou armazenamento incorreto do produto.
  11. RESULTADO: O teste será considerado válido ou aprovado se as duas ampolas forem incubadas juntas e quando a ampola teste obter resultado negativo e a ampola controle resultado positivo. Qualquer resultado diferente deste o teste deverá ser reprovado.

Procedimento de descarte:

  • As ampolas devem ser descartadas após o uso.
  • As ampolas devem ser autoclavadas por no mínimo 30 minutos a uma temperatura de 121°C e, em seguida, descartadas em lixo hospitalar.

Embalagem:

  • 10 frascos plásticos contendo tiras de papel com esporos Geobacillus stearothermophillus ATCC 7953 e ampolas de vidro seladas.

Este produto não resiste a uma temperatura acima de 130°C.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “BIO-INDICADOR MAQUIRA – Indicador Biológico”